SIRI QIÈ Brasil Siri Qiè - Da Vila de Superaguí à Guaraqueçaba

você está em: Siri Qiè / Novidades Siri Qiè / Superagüí - Bertioga - Tibicanga - Sebuí - Guaraqueçaba

Trip Superagüí - Bertioga - Tibicanga - Sebuí - Guaraqueçaba

A ideia
O princípio para essa viagem era bem simples, sair de caiaque da Vila do Superagui e chegar em Guaraqueçaba. Remando com toda nossa bagagem e conhecendo as comunidades pelo caminho.
Assim, teríamos dois “formatos” de bagagem. Uma para o transporte terrestre e outro para a remada.

A Praia do Superaguí

Os Preparativos
Separamos todas as tralhas que queríamos levar, empilhamos em um canto e criamos a sensível organização dos volumes. Barraca, roupas, cozinha, comida - cada coisa no seu canto exato.
Depois, organizamos esses volumes como eles ficariam no barco. E tudo pareceu razoável. Com isso, traçamos o roteiro e iniciamos a viagem. Sairiamos da Vila do Superagui, sentido Bertioga. Depois continuaríamos a viagem até Tibicanga. Para depois atravessar o canal do “furado de Tibicanga” para chegar em Guaraqueçaba.
O plano parecia bom, embora todas as pessoas com quem conversamos não nos recomendou passar pelo furado (que é um canal estreito, bastante movimentado por barcos à motor e com a possibilidade de erro).

Planejando o trajeto

Planejando o trajeto do Superaguí à Guaraqueçaba

A viagem
Resolvemos descer até Paranaguá de ônibus - o bom e velho Graciosa. Caminhamos até o trapiche que sai para o Superagui e logo estávamos dentro do barco de passageiros - Megatron. Felizmente, os barcos de linha estavam operando normalmente e pudemos viajar com tranquilidade (tendo banheiro e uma cervejinha no barco).
Chegando em Superagui, nos dirigimos para o Camping do seu Pacheco, armamos nossa barraca e fomos para a praia. O fluxo de turistas descendo dos barcos era contínuo, lotando a praia rapidamente.

No Barco para a Barra do Superaguí

O Aquecimento
No dia seguinte, logo cedo para aproveitar o mar mais calmo (e fugir da multidão), atravessamos o canal sentido Ilha das Peças. Apenas para passar o dia.
Aportamos em uma prainha, na margem do rio Vermelho, e aproveitamos um dia com uma praia exclusiva para nós.

Nosso Barco na Ilha das Peças

Nosso Barco na Ilha das Peças, Superaguí ao fundo.

Rio Vermelho (Ilha das Peças)
Colocamos o barco no rio e remamos alguns minutos mangue adentro. Lugar incrível - caranguejos, aves, um rio de águas transparentes. Tudo perfeito. Até os mosquitos estavam tranquilos, se alimentando em nossos braços (obrigatório o uso de repelente).
No início da tarde voltamos para Superagui, almoçamos no Restaurante Tropical e ficamos o resto do dia “lagarteando” na sombra.

Rio na Ilha das Peças

Remando no rio da Ilha das Peças

Caranguejo no mangue da ilha das Peças

Piru-Piru na Ilha das Peças

Barco no rio da Ilha das Peças

Remando da Vila do Superagui à Bertioga

O roteiro da Trip

Na manhã seguinte, partimos logo cedo para nossa primeira meta. Remar com toda a bagagem até Bertioga, na Baía de Pinheiros. Acordamos antes de amanhecer e começamos a preparar as coisas. Desmonta barraca, organiza bagagem, prepara o barco e pronto - 7h15 da manhã estávamos no mar, saindo da Vila do Superagui sentido a Baía de Pinheiros. Passamos o cemitério, a Colônia do Superaguí, com sua histórica capela e alcançamos a Ilha do Guará (pequeno conjunto de pedras entre as ilhas de Superagui e Ilha das Peças). A remada foi bem tranquila e logo estávamos contornando o mangue da Ilha das Peças, já avistando o primeiro trapiche - que dá acesso ao restaurante do Zé Maria, que atende preferencialmente com reserva. Seguimos até o segundo trapiche da comunidade, que dá acesso à Pousada Baía Bela. Excelente opção de hospedagem, onde também é servido delicioso almoço, regado a muito camarão. Nossa primeira impressão da comunidade foi a melhor possível. Pessoas receptivas, tudo muito limpo e arrumado (não tinha um papelzinho no chão), uma vista incrível, comida boa e uma cervejinha bem gelada. Foi o suficiente para passarmos uma noite por ali.

O Cemitério do Superaguí

De passagem pelo cemitério do Superaguí

No barco com as bagagens

Remando de "mala e cuia" para Bertioga, Ilha das Peças

Canoa na Comunidade de bertioga, Ilha das Peças

Pousada Baía Bela - Bertioga, Ilha das Peças

De Bertioga à Tibicanga
Na manhã seguinte, depois de um belo café da manhã, seguimos sentido Tibicanga. A remada seria bastante tranquila, mas queríamos evitar o sol forte. Por isso, 8h já estávamos no mar novamente.
Seguimos margeando o mangue, o que não foi muito fácil na maré baixa - começamos a encalhar no banco de areia. Depois de rebocar o barco à pé alguns minutos, tivemos que desviar para o meio da baía, quase alcançando a ilha do Pinheiro. Ficamos um pouco mais expostos ao vento até contornarmos a ilha, pegando vento a favor depois.
Na chegada à Tibicanga, tivemos um pequeno imprevisto. Não havíamos feito nenhum tipo de contato antecipado com a comunidade e ao chegarmos, não encontramos opções de hospedagem.
Precisaríamos ter combinado com o Sr. Didi (Presidente da Associação de Moradores e proprietário da única pousada da comunidade) - que estava em Paranaguá e não tinha hora para voltar.
Ficamos um tempo avaliando as possibilidades e observando o caminho para o famosos “furado de Tibicanga”. Precisaríamos colocar o barco na água logo, se quiséssemos cruzar o furado naquela tarde. Porém, o sol estava fritando o couro e o movimento no furado estava assustador, passavam 3, 4, 5 barcos, um atrás do outro, em um canal que em alguns trechos fica com menos de 5 metros de largura.
Não nos pareceu uma opção razoável.

Trapiche da Pousada Baía Bela - Bertioga, Ilha das Peças

Aportamos com o barco carregado em Tibicanga, Ilha das Peças

Uma volta em frente a comunidade de Tibicanga, Ilha das Peças

De Tibicanga à Guaraqueçaba
Resolvemos então buscar um barqueiro que pudesse nos levar até Guaraqueçaba. Conversamos com um rapaz, que não pode nos ajudar. Um senhor, que também não podia nos ajudar no momento. Um barqueiro que precisava ir para Guaraqueçaba, mas precisava antes falar com o Didi. Até que encontramos o Fernando, proprietário de uma pequena venda na ilha e que estava indo para Guaraqueçaba.
Desmontamos o barco, preparamos a bagagem e entramos no barco.
Ao cruzar o canal e procurar referências para uma futura remada por ali, vimos que tomamos a decisão mais acertada. Não teria sido muito agradável remar por ali, ao menos com o movimento do dia 31 de dezembro. Apertado, com curvas fechadas, cercado apenas de mangue, possibilidade de errar alguma entrada e muito, muito movimento. de barcos à motor.

De barco à motor pelo Furado de Tibicanga

Fernando, que nos levou para Guaraqueçaba

A Baía de Guaraqueçaba

Mercearia Rodrigues - Guaraqueçaba

Reveillon em Guaraqueçaba
Chegamos dia 31 de dezembro em Guaraqueçaba e logo nos dirigimos para a Pousada Chauá, onde havíamos feito uma reserva pela manhã (o telefone funcionou bem em Tibicanga). Deixamos nossas coisas no quarto e fomos direto para a Mercearia Rodrigues, comer a famosa Panqueca de Siri e tomar alguma coisa pra rebater o calor.
A noite da cidade foi bem agitada, com praça cheia, show de fogos e tudo mais.
No dia seguinte, como era de se esperar, quase tudo fechado. Poucas opções de restaurantes, mas deu pra se virar.

Reveillon em Guaraqueçaba

Cachoeiras do Sebuí
As Cachoeiras do Rio Sebuí possuem um acesso um pouco mais difícil, por isso é importante contratar um guia que possa te levar de barco até o início da trilha. E que te acompanhe durante a caminhada.
Esse serviço pode ser encontrado na Pousada Chauá (Guaraqueçaba), ou junto a barqueiros de outras comunidades (procure pelo passeio às Cachoeiras do Rio Sebuí).
Além do acesso por mar, o passeio possui trilha de aproximadamente 1 hora de caminhada, até as cachoeiras. É recomendado o uso de tênis (embora você irá cruzar o leito de alguns rios), calça, e manga longa para a trilha (pois o início da caminhada é no mangue).
São diversas cachoeiras, mas o passeio mais comum visita 3 delas. Com direito a banho de rio.

Na trilha do Rio Sebuí

Cachoeira do Rio Sebuí

O Rio Sebuí

Outra Cachoeira do Rio Sebuí

Mais uma Cachoeira do Rio Sebuí

Siri Qiè na Cachoeira do Rio Sebuí

Água transparente na Cachoeira do Rio Sebuí

Seu João (João Amadeu Alves)
Quem nos guiou foi o Seu João, da Pousada Chauá (Guaraqueçaba). Escritor e grande conhecedor da história de Guaraqueçaba, foi um privilégio poder fazer esse passeio com ele. Seu João estava prestes a completar 80 anos, caminhando no mato como um menino (assim definiu sua esposa, Dona Ida).

João Amadeu Alves

Megatron
Fernando (Tibicanga)
Seu João (Sebuí)
Barco Friends (Guaraqueçaba - Paranaguá)

Dicas
É sempre bom lembrar que para conhecer a ilha você vai precisar de algumas coisas, conforme sua preferência. Entre elas: - calçado amaciado para caminhar
- chinelo
- roupa impermeável - lá sempre chove
- roupas leves
- chapéu/boné
- protetor solar
- óculos escuros
- repelente

Fique Atento (dicas do ICMBio)
Preserve os sítios históricos e respeite a cultura local;
A baía das Laranjeiras/Rio das Peças é importante área para cetáceos (mães com filhotes), assim como a baía dos Pinheiros (área de alimentação), portanto a navegação nesses locais restringe-se ao transporte. Não pratique esportes náuticos motorizados (lanchas, esqui aquático e jet ski), pois são prejudiciais aos cetáceos e interferem no cotidiano das comunidades de pescadores artesanais;
Do Parque nada se tira, além de fotos, nada se leva além de lembranças, nada se deixa além de pegadas. Animais, plantas, rochas, frutas, sementes e conchas devem permanecer nos locais encontrados. Todo o lixo produzido, deve ser coletado e depositado em local apropriado;
Não acenda fogueiras, pois incêndios se propagam rapidamente na vegetação de restinga;
Acampe somente nos camping das comunidades. Não é permitido pernoitar na Praia Deserta e na comunidade extinta de Ararapira Velha;
Risco de acidentes com insetos, cobras, aranhas, escorpiões e outros animais;
Risco de acidentes com água-viva;
Os trechos de caminhadas são acidentados, portanto não saia da trilha e observe galhos e outros obstáculos para evitar acidentes;
Utilize salva-vidas enquanto embarcado;

Telefones úteis:
Corpo de Bombeiros de Paranaguá: (41) 3423-1202
Hospital Regional de Paranaguá: (41) 3420-7400
Batalhão de Polícia Ambiental de Paranaguá: (41) 3420-9400
Hospital Municipal de Guaraqueçaba: (41) 3482-8150

Quem somos:

Somos uma indústria de moda verão, 100% brasileira e dedicada à soluções de trajes orientados aos esportes aquáticos de lazer e ao prazer de viver.

Nos dedicamos para tornar ainda mais fantásticas as suas experiências ao ar livre - com estilo e qualidade. Praia, rio, lagoa… …, remando, surfando ou só curtindo a vida, a Siri Qiè tem a opção ideal para o seu estilo.

A Siri Qiè busca valorizar as pessoas e não as coisas. Valorizar as sensações, experiências, emoções, para ser o seu parceiro para aquilo que mais interessa - viver.